MASTOPEXIA
(LIFTING MAMÁRIO)

PROCEDIMENTO

As mamas sofrem modificações ao longo dos anos, condicionadas por gravidezes, alterações de peso, alterações hormonais, ou simplesmente pelo próprio processo de envelhecimento.

 

Tudo isto muitas vezes afeta a autoestima e a confiança. A mastopexia, ou lifting mamário, é um procedimento cirúrgico indicado para “levantar”, remodelar e reposicionar as mamas ptosadas (“descaídas”). 

 

Nesta intervenção, é feita a remoção da pele em excesso, o levantamento do tecido mamário e o reposicionamento da aréola e mamilo, dando uma nova forma às mamas com maior consistência e projeção. 

 

Estas alterações traduzem-se numa mama mais jovem, mais firme e elevada. Pode ser realizada em conjunto com a colocação de próteses no caso de pretender aumentar o volume. 

 

A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação em regime de ambulatório. A evolução das técnicas de mastopexia permite, atualmente, uma abordagem mais fisiológica com preservação da sensibilidade e da capacidade de amamentação. 

 

O tipo de incisão depende do grau de ptose (queda). Mamas ligeiramente descaídas necessitarão de incisão periareolar (à volta da aréola). 

 

Nos casos em que as mamas estão mais descaídas, a incisão mais habitual é aréolo-vertical (sem cicatriz horizontal).

MITO – Tenho de trocar as próteses de 10 em 10 anos. As próteses colocadas têm uma garantia vitalícia, não sendo portanto necessário trocá-las.

 

MITO – Não vou poder fazer exames da mama no futuro. As próteses não impedem de todo a realização de exames no futuro.

 

MITO – Não vou poder amamentar. Poderá amamentar sem problemas.