PLASTIA DE MAMILOS

PROCEDIMENTO

O mamilo tem um papel muito central na vida amorosa, afetiva, familiar e sexual na vida de uma mulher, e apesar de não ser uma ocorrência rara, a sua malformação pode ter repercussões negativas, como a falta de confiança ou dificuldades na amamentação. 

 

Há tratamentos que se podem fazer com resultados mais ou menos eficazes, como massagens para estimular a área ou a utilização de ‘bombas’ para retirar o leite. Não obstante, há casos em que não se dão os resultados esperados, pelo que se costuma então recorrer à cirurgia. 

 

Os mamilos invertidos ou planos são habitualmente causados pela falta de galactóforos (canais lácteos) ou pela sua retração, que impede a sua projeção. Estes parecem então ‘côncavos’ ou como se divididos em dois. 

 

A Plastia de Mamilo é uma intervenção feita no âmbito de ‘corrigir’ esta malformação caso outros métodos tenham falhado. Também há mamilos que se apresentam demasiado longos ou grandes, podendo-se recorrer então à cirurgia estética para reduzir o seu tamanho. 

 

A plastia de mamilo não promete, no entanto, que se possa amamentar de futuro, pois isso depende do número de canais que ficarão preservados. Porém, este é um ‘problema’ relativo, visto que a maioria das mulheres com mamilos invertidos não consegue amamentar com ou sem intervenção.

MITO – Não poderei tomar duche normalmente durante vários dias. Pode tomar duche normalmente a partir do dia seguinte, mas deve evitar nadar no mar ou na piscina durante pelo menos 3 a 4 semanas.

 

MITO – Vou perder a sensibilidade nos mamilos. Qualquer perda de sensibilidade é normal, mas provisória.

 

MITO – De certeza que vou conseguir amamentar. Infelizmente não podemos garantir que possa amamentar, pois depende dos canais lácteos preservados, e estes podem já estar danificados desde antes sequer de ser operada.