TOXINA BOTULÍNICA

PROCEDIMENTO

O tratamento com toxina botulínica é um procedimento realizado para corrigir e prevenir as linhas de expressão através da inibição da contração de pequenos feixes musculares que se inserem na pele e cuja contração repetida, ao longo dos anos, origina rugas de expressão. Permite obter uma expressão facial mais suavizada e, portanto, mais “descansada”. 

 

Através deste procedimento é possível modificar a posição de estruturas anatómicas, nomeadamente elevar as sobrancelhas e os cantos da boca, evitar que as gengivas fiquem visíveis e que a ponta do nariz desça ao sorrir. 

 

Este procedimento permite equilibrar os diferentes músculos da face e pescoço, relaxando os músculos depressores (que puxam os tecidos para baixo) e permitindo a ação mais eficiente dos músculos elevadores (que puxam os tecidos para cima). 

 

A toxina botulínica é aplicada localmente, em doses muito baixas, nos músculos a tratar, com agulhas muito finas, sem desconforto e de forma a que o paciente possa retomar de imediato a vida normal. 

 

As indicações estéticas desta substância são uma ínfima parte das indicações nas diferentes especialidades da Medicina há várias décadas. 

 

Indicações:

Rugas de expressão 

Enxaquecas 

Hipersudorese 

Bandas platismais 

Hipertrofia masseter 

Sorriso gengival Bruxismo

FACTO – Na semana anterior não posso tomar aspirina nem medicamentos para as dores.

 

MITO – Nos dias antes e após o tratamento posso praticar exercício, usar saunas, solários e piscinas.

 

FACTO – No dia do tratamento posso aplicar maquilhagem.